English Portuguese Spanish
Facebook
Instagram
Email
Linkedin
Blog

Acreditação ou Reconhecimento de Competência?

Gostou? compartilhe!

Conheça nosso Blog

Acreditação ou Reconhecimento de Competência?

 

Acreditação é o atestado por um órgão certificador sobre avaliação de conformidade técnica de laboratórios de ensaio e/ou calibração, comunicando validade e qualidade dos serviços. No Brasil, o único organismo acreditador é a CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

 

Quando um laboratório é acreditado pela ABNT NBR ISO/IEC 17025, os laudos emitidos são aceitos internacionalmente uma vez que o INMETRO possui o reconhecimento mútuo com os membros plenos da ILAC (International Laboratory Accreditation Co-Operation), IAAC (Interamerican Accreditation Cooperation) e EA (European Cooperation For Accreditation). Após acreditação pela CGCRE os laboratórios passam a integrar a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE) ou a Rede Brasileira de Calibração (RBC).

 

O reconhecimento de competência, por outro lado, apesar de também ser um atestado de qualidade e validade técnica dos serviços de ensaio e/ou calibração, conforme ABNT NBR ISO/IEC 17025, eles possuem validade apenas no âmbito nacional. No Brasil, os reconhecimentos de competência são realizados pelas Redes Metrológicas Estaduais.

 

Visto a diferença entre eles, não se pode dizer qual opção é a melhor para um laboratório. Ser acreditado ou reconhecido depende do objetivo e do mercado de atuação. Há órgãos ambientais estaduais que exigem apenas laudos de laboratórios acreditados. Outros autorizam também relatos de laboratórios com reconhecimento de competência, como é o caso do estado de Minas Gerais pela Deliberação Normativa COPAM nº 216/2017. Muitas vezes também as exigências vêm das próprias empresas contratantes, norteando o processo de decisão sobre como garantir conformidade.

 



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial ENGEAR CONSULTORIA www.engearconsultoria.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×