English Portuguese Spanish
Facebook
Instagram
Email
Linkedin
Blog

Análise da Rosa dos Ventos

Gostou? compartilhe!

Conheça nosso Blog

Análise da Rosa dos Ventos

O gráfico da Rosa dos Ventos é aparentemente simples, mas gera dúvidas para muitas pessoas. Dentre os principais questionamentos de nossos clientes quanto aos relatórios de Estudo de Dispersão Atmosférica, podemos colocar a leitura da Rosa dos Ventos dentre o top 5 de dúvidas. Por isso, decidimos criar esse post para auxiliar na interpretação dessa importante ferramenta meteorológica.

 

O gráfico da Rosas dos Ventos apresenta os seguintes parâmetros: direção, frequência e velocidade do vento num determinado local. Sendo assim, utilizaremos a rosa dos ventos referente aos registros obtidos pela estação meteorológica do INMET na cidade de Passa Quatro (figura 1), em Minas Gerais para nos auxiliar na nossa análise. A primeira pergunta que devemos fazer quando nos deparamos com uma rosa dos ventos é: qual o período de tempo que está rosa dos ventos representa? No caso, a rosa dos ventos da figura 1 representa a frequência, velocidade e direção dos ventos registrados no período compreendido entre janeiro de 2014 e dezembro de 2016. Ou seja, a análise que iremos fazer é referente a uma média de todo esse período de tempo.

 

Mas vamos aos elemento gráficos:

 

  • Centro do gráfico (círculo branco): representa o posicionamento da estação, ou seja, os ventos são detectados neste ponto. O tamanho desse círculo representa também a quantidade de ventos calmos registrados: quanto maior o círculo, maior a frequência de calmaria. Neste caso, 20,21% dos ventos são calmos conforme legenda localizada à direita do gráfico;

 

  • Tamanho das barras (pétalas): as barras que irradiam do centro representam a direção de origem do vento, sendo o tamanho destas barras indicativo da frequência dos ventos oriundos desta direção. Por exemplo: a maior barra está na direção sul, representando que aproximadamente 9% do tempo os ventos que atingem a estação meteorológica em questão vêm do Sul. Observa-se também que a maior parcela de ventos são de sudeste a sudoeste pois é observado as barras de maior tamanho e largura.

 

  • Cores das barras (pétalas): são indicativo da velocidade do vento, sendo a legenda localizada à direita do gráfico. Ainda analisando a barra sul, observa-se que aproximadamente 3% do tempo os ventos de origem sul possuem velocidade entre 0,50-2,10m/s (cinza), 4% do tempo os ventos estão entre 2,10 e 3,60 m/s (amarelo), 2% entre 3,60 e 5,70 m/s (vermelho) e menos de 1% com velocidade de 5,70 a 8,80 m/s (azul).

 

mpitemporario.com.br/projetos/engearconsultoria.com.br

  1. 1: Rosa dos Ventos da estação do INMET Passa Quatro/MG





Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial ENGEAR CONSULTORIA www.engearconsultoria.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×