English Portuguese Spanish
Facebook
Instagram
Email
Linkedin
Blog

O que é a Pegada de Carbono?

Gostou? compartilhe!

Conheça nosso Blog

O que é a Pegada de Carbono?

Define-se a pegada de carbono como um método de cálculo de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Porém, considera-se todo o ciclo de vida de um produto, serviço ou outra atividade antrópica, sendo mensurado a contribuição de cada etapa do processo, em que é possível identificar pontos críticos e melhorias viáveis, a fim de reduzir os impactos ambientais, resultantes das emissões.

 

Isto significa que a pegada de carbono é uma medida da quantidade total de emissões de uma população, sistema ou atividade definida, levando em consideração todas as fontes relevantes, sumidouros e armazenamento dentro do espaço e limite temporal da população, sistema ou atividade de interesse. A unidade da pegada de carbono é expressa em dióxido de carbono equivalente (CO2e) (WILLIAMS, 2012).

 

Para o estudo da pegada de carbono de um produto ou serviço, aplica-se um olhar global de todo o ciclo de vida, definindo-se em um primeiro instante o escopo e as fronteiras, assim como a influência do estudo. Posteriormente, estabelece-se os fluxos de massa e de energia de todas as etapas durante o ciclo de vida do produto, e com os resultados e análises obtidos, desenvolve um inventário com as entradas e saídas de emissões de GEE para a atmosfera. O ciclo de vida discorre de cinco estágios, sendo: 

  1. Obtenção de insumos – análise das emissões referentes a extração, produção, transformação, transporte e geração de energia das atividades abrangidas;
  2. Produção – análise das emissões diretas e indiretas de GEE;
  3. Distribuição e Armazenamento – análise das emissões provenientes do uso de transportes e de atividades que visam garantir condições especiais de armazenamento;
  4. Uso – análise se há emissões devido ao consumo de energia ou manutenção; sendo possível que durante o uso não tenha nenhuma emissão;
  5. Fim do Ciclo – análise das emissões decorrente do transporte e da maneira de descarte, possíveis tratamentos de resíduos e as emissões devido a degradação. 

Dessa forma, existem diferentes metodologias para quantificação da pegada de carbono de produtos (PCP), como: PAS 2050, ISSO 14067 e o GHG Protocol para Produtos, em que todas correspondem aos padrões da ISO 14040, referente a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). 

Precisa de uma análise de Pegada de Carbono de seu produto? Conte com nossa equipe técnica. 

... 

REFERÊNCIAS 

FGV EASP – CENTRO DE ESTUDOS EM SUSTENTABILIDADE DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Projeto “Compras Sustentáveis pela Inovação e por uma Economia Verde e Inclusiva”. Brasília, 2015.

WILLIAMS, Ian et al. A beginner’s guide to carbon footprinting. Carbon Management, v. 3, n. 1, p. 55-67, 2012.



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial ENGEAR CONSULTORIA www.engearconsultoria.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×