English Portuguese Spanish
Facebook
Instagram
Email
Linkedin
Blog

O que é um Inventário de Gases de Efeito Estufa?

Gostou? compartilhe!

Conheça nosso Blog

O que é um Inventário de Gases de Efeito Estufa?

O inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) é um documento que define as fontes de emissão e os sumidouros dos gases causadores do efeito estufa, bem como a quantidade emitida ou retirada do ambiente.  

 

 

As fontes emissoras referem-se aos processos ou unidades físicas que emitem na atmosfera algum dos GEE (dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, etc), como processos de combustão, produção de compostos químicos, exaustão de veículos automotores, produção de energia elétrica, dentre outros. Já os sumidouros são processos ou unidades físicas que sequestram os GEE da atmosfera, como florestas plantadas e usos de terra.

 

Para uma melhor compreensão das etapas de emissão de uma organização a GHG Protocol Corporate Standard dividiu as emissões em Escopo 1, 2 e 3, conforme descrito abaixo:

 

 

Escopo 1: Emissões diretas de GEE, aquelas provenientes do processo direto do empreendimento em estudo, como emissões de combustão em caldeiras, fornos, veículos da empresa ou por ela controlados, emissões da produção de químicos em equipamentos de processos que pertencem ou são controlados pela organização, emissões de sistemas de ar condicionado e refrigeração, entre outros..

 

 

Escopo 2: Emissões indiretas de GEE de energia, contabilizada pela aquisição de energia elétrica e térmica que é consumida pela empresa. Sendo aquela energia que é adquirida ou trazida para ser consumida dentro dos limites organizacionais da empresa.

 

 

Escopo 3: Emissões indiretas de GEE, ou seja, que ocorrem em fontes que não pertencem à empresa e estão fora do seu controle.  Ex.: extração e produção de matérias-primas e outros materiais realizados por outra empresa, o transporte de colaboradores quando não são controlados pela empresa, dentre outros. O relato do escopo 3 é de caráter opcional.



Definidos as fontes e sumidouros, as emissões de cada gás do efeito estufa são determinadas individualmente por meio de fatores de emissão (dados reais ou da literatura que relacionam o processo produtivo com a emissão de GEE) e então convertidas em CO2 equivalente com base no seu potencial de aquecimento global. Este potencial refere-se ao efeito que um GEE gera no ambiente quando comparado ao CO2. A emissão de 1 (uma) tonelada de metano (CH4), por exemplo, equivale a emissão de 21 (vinte e uma) toneladas de CO2. Logo, se um empreendimento emitir 522 toneladas de CH4, em seu inventário será relatado a emissão de 10.962 toneladas de CO2 equivalente.



Seu empreendimento já elabora o inventário de GEE? A ENGEAR CONSULTORIA pode te auxiliar.

 



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial ENGEAR CONSULTORIA www.engearconsultoria.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×