English Portuguese Spanish
Facebook
Instagram
Email
Linkedin
Blog

Plano de Monitoramento da qualidade do ar (PMQAR)

Gostou? compartilhe!

Conheça nosso Blog

Plano de Monitoramento da qualidade do ar (PMQAR)

A qualidade do ar é influenciada por uma série de fatores como as condições meteorológicas, topografia local, presença de obstáculos e magnitude das emissões para a atmosfera. Todas essas variantes influenciam na dispersão dos poluentes, direcionando-os para pontos específicos, fatos primordiais na definição de pontos de instalação de redes de monitoramento da qualidade do ar. 

 

O plano de monitoramento da qualidade do ar (PMQAR) é um documento elaborado com base nos resultados encontrados em um Estudo de Dispersão Atmosférica e no Inventário de Fontes de Emissão. Ele objetiva estabelecer pontos críticos, que sofrem impacto ambiental, para instalação de equipamentos de medição da qualidade do ar. Além de propor também quais poluentes devem ser controlados naquele determinado local e sugerir uma periodicamente ideal para o acompanhamento.

 

Com base nos resultados da modelagem de dispersão atmosférica é possível identificar o trajeto de uma pluma de poluentes e conhecer as concentrações de chegada às regiões vizinhas ao empreendimento em estudo. Esses pontos críticos são denominados de receptores sensíveis por serem locais com aglomeração populacional, comunidades, assentamentos ou qualquer espaço territorial com grande perspectiva de circulação de pessoas. 

 

Por sua vez, as definições dos poluentes a serem monitorados são norteadas pelos seus limites de concentrações estabelecidos pela CONAMA 491/2018, podendo ser PTS, PM10, PM2,5, NO2, SOx ou CO. A indicação de um poluente específico é fundamentada na concentração de chegada desse poluente a um receptor sensível. Ou seja, caso um estudo de dispersão indique a presença de concentrações de PTS superiores ao limite legal em um determinado bairro, por exemplo, sugere-se o monitoramento neste local. 

 

Outro fator importante apresentado em um PMQAR é a periodicidade de medição. Usualmente aplicam-se as recomendações do calendário da EPA (EPA Sampling Schedule 2020) que estabelece uma frequência de medição a cada 06 (dias) de forma a abranger todo o período sazonal do ano.

 

Resumidamente, um bom plano de monitoramento da qualidade do ar (PMQAR) deve conter: Indicação dos poluentes; Localização dos pontos; Orientação sobre os métodos e equipamentos necessários para monitoramento da qualidade do ar e a Frequência de amostragens.

 

 



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial ENGEAR CONSULTORIA www.engearconsultoria.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×